domingo, 15 de junho de 2008

Revanchismo ou justiça?


As declarações de José Vargas Jimenez(Tenente da Reserva) em entrevista cedida à Folha de São Paulo - 15 de junho de 2008 - são gravísssimas, declarações que reforçam a sensação de impunidade. Cheio de si, peito estufado, declara orgulhoso que cometeu graves crimes contra a humanidade:


"...Saí e chamei três agentes da PF, grandes, barbudos e com cara de mau. Na frente do homem [civil], perguntei aos agentes: "Vocês viram as duas filhinhas dele lá na favela, uma de 12 e uma de 14 anos. Vocês gostaram? Vão lá comer elas, podem ir estuprar elas". Para proteger as filhas ele entregou tudo. ..."


"...Teve um camponês que encontramos no meio da selva -eu, Curió e meu grupo- que não queria falar onde estavam os guerrilheiros. Pegamos ele e botamos no pau-de-arara, só que o pau-de-arara era um viveiro de formiga. Nós besuntamos ele de açúcar, colocamos sal na boca dele e deixamos ali. Em dez minutos ele falou tudo. ..."



As organizações de direitos humanos e o conjunto das forças democráticas e progressistas possuem a obrigação moral de levar este caso até as últimas consequências. É inaceitável conviver com a impunidade, a impunidade de ontem reforça a tortura e a truculência de hoje. Aprofundar as conquistas democráticas e reforçar o Estado de direito exige a punição - exemplar - aos torturadores de ontem e de hoje.
A tortura pelas convenções da ONU não se enquadra como delito político, seria revanchismo se estivéssemos pedindo a prisão de todos os golpistas envolvidos na criminosa ação que derrubou o governo democrático de João Goulart, porém, exigimos apenas que se cumpra a justiça, identificar os responsáveis pelas torturas, assassinatos e desaparecimentos da ditadura é fundamental para consolidar a democracia brasileira. O governo Lula tem cumprido um vergonhoso papel quando assinou a inconstitucional lei 11.111/05, conhecida como a lei do "sigilo eterno". A esquerda brasileira, por sua vez, afogada no eleitoralismo oportunista esquece de seus mortos em troca de migalhas e votos. É fundamental a abertura dos arquivos e punição severa aos torturadores e assassinos da ditadura.


Pelo direito à história, à memória e à verdade!

Pela justiça e pela vida!









Lei 11111 (Acesso a documentos públicos): http://www.leidireto.com.br/lei-11111.html

Nenhum comentário: